Tutorial: destruição definitiva de dados

May 21, 2007 on 8:58 pm | In software, tutorial, wnews | No Comments

Há pouco mais de um ano, publicamos um tutorial ensinando a recuperar arquivos indevidamente apagados usando o FreeUndelete, um dos poucos programas gratuitos para esta finalidade. “Desapagar” arquivos é possível porque, quando mandamos apagá-los, o computador apenas escreve num índice que aquele espaço pode ser reutilizado quando necessário, sem remover o conteúdo do disco.

No último parágrafo do texto, entretanto, chamamos a atenção para a existência de um outro tipo de software que impede essa recuperação – útil quando apagamos um arquivo confidencial ou vamos nos desfazer de um disco rígido (às vezes junto com o computador inteiro) e não queremos que o novo proprietário saia xeretando nossos dados, ainda que tenham sido apagados.

Enquanto os programas de recuperação são chamados de softwares “forenses”, os de remoção definitiva se enquadram na categoria de “sanitização” (ou higienização) de dados. Como os primeiros, existem em grande variedade, mas é difícil encontrar um realmente gratuito que dê conta do recado. Neste tutorial usaremos o Data Nuker, da Zillasoft, mas vale avisar que o horroroso site da empresa anda alertando que a “oferta promocional” está para acabar e o programa passará a custar US$ 29. Baixe logo!

Leia o tutorial completo no WNews

No Comments yet »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Powered by WordPress with Pool theme design by Borja Fernandez.
Entries and comments feeds. Valid XHTML and CSS. ^Top^